sábado, 4 de maio de 2013

XCO Citânia do Facho com mais de três centenas de participantes!!!

Com a participação de mais de três centenas de atletas, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo arrancou em Barcelos com a realização do 2º BTT XCO Citânia do Facho.
Num percurso muito técnico, com a chuva e o frio a dificultarem a tarefa aos atletas, os primeiros vencedores da época foram Rúben Nunes (elites), Joana Monteiro (elites femininos), Tiago Amorim (juniores), João Antunes (cadetes), Joana Castro (cadetes femininos), Francisco Anjos (master A), Mário Fernandes (master B+C), Vinício Rodrigues (juvenis), César Costa (infantis), Luís Lobo (iniciados), Gabriel Batista (benjamins) e André Esteves (promoção).

Num percurso muito técnico, com a chuva e o frio a dificultarem a tarefa aos atletas, os primeiros vencedores da época foram Rúben Nunes (elites), Joana Monteiro (elites femininos), Tiago Amorim (juniores), João Antunes (cadetes), Joana Castro (cadetes femininos), Fábio Angiolucci (master A), Mário Fernandes (master B+C), Vinício Rodrigues (juvenis), César Costa (infantis), Luís Lobo (iniciados), Gabriel Batista (benjamins) e André Esteves (promoção).

O 2º BTT XCO Citânia do Facho, organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, foi disputado num dos miradouros mais privilegiados do Minho, a Citânia do Facho que possui um notável património cultural e arqueológico.
Na primeira etapa do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country 2013 – Inoxtubo alinharam à partida 215 atletas, tendo a competição sido realizada na presença de muito público, apesar das condições climatéricas adversas.

Com créditos firmados no panorama nacional do BTT, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo integra em 2013 um total de 15 competições para todas as categorias, incluindo o “Troféu de Iniciação”.

Num dos miradouros mais privilegiados do Minho, no Monte do Facho, o Campeão Regional do Minho de BTT XCO de 2012, Rúben Nunes (ASC / Bike Zone), venceu destacado a corrida de elites, classificando-se nas posições seguintes José Dias (Focus / Casa do Povo de Retorta), Mário Costa ( ASC / Bike Zone), Luís Moura (Team BTT Clube de Chaves) e Diogo Figueiredo (JUM Marinhas/Sanitop/KTM ).
A jovem famalicense Joana Monteiro (ASC / Bike Zone) foi a primeira atleta elite a concluir o difícil circuito, assegurando as restantes posições do pódio Rita Vale (Batotas/ADN Bike Ponte de Lima), Tânia Lima (BTT Torcatense /Liberty Seguros /Quer)., Leandra Gomes (individual) e Ângela Santos (Santa Cruz/Bicicastro).

Na Citânia do Facho, um monte que constitui um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante, Tiago Amorim (SAERTEX Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) foi o melhor atleta da categoria de juniores completando o circuito à frente de João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade), Nuno Montanha (Team BTT Clube de Chaves), Fábio Abreu (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) e do Campeão Nacional Bruno Machado (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact).
Joana Castro (Escola Liberty Seguros ADSL) foi a única atleta cadete a terminar a prova, enquanto em cadetes masculinos a vitória foi de João Antunes (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics), seguindo na classificação um trio da equipa Escola Tomatubikers - Famalicão constituído por António Azevedo, Vítor Lima e Nuno Costa.

Em master A o vencedor do 2º BTT XCO Citânia do Facho foi Francisco Anjos (Team BTT Clube de Chaves), classificando-se de seguida o seu colega de equipa Carlos Rodriguez, Fábio Angiolucci (Rodabike/ACRG/Gondomar), Hélder Braga (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e Manuel Lopes (ASC / Bike Zone).

Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) não deu hipóteses à concorrência e ganhou de forma clara a corrida de master B+C, seguindo-se no pódio dois atletas da ASC / Bike Zone, Rodolfo Lopes e Abel Machado, Rui Lavarinhas (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) e Carlos Araújo (BTT Matosinhos).
Com uma vista fabulosa das cidades de Barcelos, Vila Verde e Braga, assim como do trajeto do Rio Cávado e das serranias do Gerês, assistiu-se no 2º BTT XCO Citânia do Facho à vitória de Vinício Rodrigues (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) em juvenis, enquanto Miguel Sousa e João Dinis, ambos da equipa CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics, terminaram em segundo e terceiro, Nuno Costa (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) em quarto e Pedro Lopes (BTT Torcatense /Liberty Seguros /Quer) em quinto.
César Costa (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) foi o melhor atleta da categoria de infantis, Luís Lobo (individual) de iniciados, Gabriel Batista (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) de benjamins e André Esteves (Escola Tomatubikers - Famalicão) de promoção.

A equipa ASC/Bike Zone venceu a classificação coletiva do 2º BTT XCO Citânia do Facho, incluindo do Troféu de Iniciação.

O 2º BTT XCO Citânia do Facho teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Inoxtubo, Cision, Reclamos Vitória, Câmara Municipal de Barcelos, EMDB, Matias & Araújo, SA., MGLS - Energias Renováveis, FMB - Desporto, Minipreço (Roriz), Conforte - Electrodomésticos, Ferreirolux, Ferrilbombas, Seissa, Barcelos Popular e Groupama e Bike Magazine (revista oficial).

2ª Resistência Limiana - 03FEV13

Boas malta,

No dia 3 de fevereiro de 2013, deslocamo-nos até a bela vila de Ponte de Lima para participar na 2ª edição da resistência Limiana, prova esta onde se podia participar a solo, em duplas e em triplas.

Por decisão da equipa participamos com duas triplas, uma federada composta pelo Hélder Braga, Bruno Machado e Miguel Nogueira, e uma não-federada composta pelo Carlos Saleiro, Mário Ferreira e o Tiago Amorim.

No global correu tudo bem , destacando-se o 2º lugar obtido pela tripla federada que disputou ao sprint a decisão final da prova. Já em relação à equipa não-federada classificou-se num meritório 6º lugar!
cpmts, RorizBTT